var popunder = true;

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

QUAL MELHOR ENCORDOAMENTO?

    
 Existem várias questões que devem ser consideradas para eleger uma marca como “a melhor”, e essas questões são de prioridade pessoal de cada músico.
encordoamento-para-guitarra-giannini-geegst-9 1231177662149_bigPhoto_0 270018459485750_1__94081_zoom   210300_Ampliada encordoamento-ernie-ball-011-2220-jpg
    O que posso dizer com certeza é que devemos evitar extremos: comprar a mais barata ou a mais cara! O importante é manter sua escolha, independente da marca. Existem marcas que oferecem uma durabilidade 3 vezes maior em relação às cordas “normais”, isso em relação à ferrugem apenas, porque com 3 meses a mais tocando na mesma corda você vai ter uma corda no mínimo 3 vezes mais amassada do que uma que foi trocada em um mês, bem simples.  Em contra partida, se o instrumento é pouco utilizado, vale a pena o custo elevado de um jogo de cordas que prometa 3 vezes a durabilidade. Lembre que corda amassada prejudica a afinação e pode vir a “trastejar”. Jogos de corda devem ser trocados com frequência suficiente para não marcar precocemente os trastes  da sua guitarra ou violão e manter um timbre aberto.
Um fator definitivo a se considerar na hora de gastar pouco ou muito em um jogo de cordas é: o seu instrumento está bem regulado? Tem alguma rachadura? O nut/pestana está ok? Se o instrumento estiver precisando de manutenção é melhor gastar R$20,00 ao invés de R$100,00 em um jogo de cordas.
Que tensão de corda devo usar?
    A princípio deve-se usar a tensão de corda que for mais confortável para sua pegada. Se for iniciante, é melhor começar com um jogo leve como 009/042 ou uma 009/046 (009 híbrida com 010). Embora seja verdade que grandes guitarristas usavam encordoamentos finos, de forma geral, quanto mais pesado for a tensão das cordas, mais volume sonoro você vai ter do seu instrumento e quanto mais leve for, mais fácil arrebenta. Na minha guitarra uso 011/050, um jogo de média tensão. Um jogo pesado seria de 012/050 pra cima, que recomendo para violão aço.
(Questão de gosto: Billy Gibbons, à esquerda, utiliza 0.008. Stevie Ray Vaughan utilizava 0.013)
Billy-Gibbons-Houston   LesPaul
Para violão clássico, tensão pesada é obrigatório e cada marca tem sua medida. Experimente à vontade entre as marcas e escolha a que julgar melhor para o timbre do seu violão.
(Os alemães são excelentes fabricantes de cordas para violão clássico.)
encordoamento-para-violao-hannabach-e728mt
De uma forma geral, deve-se comprar a marca e tipo de corda que agrade mais aos ouvidos e bolso, e a tensão de corda mais indicada para sua pegada ou tipo de música que você toca. Mantenha as cordas sempre novas e o instrumento bem regulado (e limpo!) e garanta além de uma boa tocabilidade, o custo zero de manutenção para seu instrumento.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Anuncio !!

Total de visualizações